Comunicado Gefor-12, de 15-10-2009


O Delegado de Policia Divisionário da Divisão de Habilitação do Detran/SP e Gestor do Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Formação de Condutores,

Considerando os termos do ofício ADP 511/09, recebido pelo Serviço de Psicologia, oriundo do Conselho Regional de Psicologia;

Considerando que o ofício ADP 511/09, trata da divulgação da nova Resolução n° 007/2009 do Conselho Federal de Psicologia, que revoga os termos da Resolução n° 012/2000 daquele Órgão e institui normas e procedimentos para a avaliação psicológica no contexto do trânsito.

Considerando os termos do ofício n° 853/09, do Serviço de Psicologia desta Divisão, através do qual aquele Serviço solicita a divulgação das novas instruções do Conselho Federal dePsicologia no que diz respeito ao assunto em comento, resolve:

Recomendar aos psicólogos credenciados pelo Detran/SP para a realização de avaliações psicotécnicas nos procedimentos de habilitação inicial, adição ou melhoria de categoria e renovação de CNH, para que verifiquem e tomem conhecimento do inteiro teor da Resolução CFP n° 07/2009.


Resolução CFP nº 007/2009




Revoga a Resolução CFP nº
012/2000, publicada no DOU do
dia 22 de dezembro de 2000, Seção
I, e institui normas e procedimentos
para a avaliação psicológica no
contexto do Trânsito.
O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições legais
e regimentais, que lhe são conferidas pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971 e;
CONSIDERANDO a Resolução CFP nº 03/07, artigo 83 a 88;
CONSIDERANDO o compromisso do Sistema Conselhos em qualificar a área
de avaliação psicológica no contexto do Trânsito;
CONSIDERANDO a necessidade de normatização de procedimentos
relacionados à prática da avaliação psicológica de candidatos à Carteira Nacional de
Habilitação e condutores de veículos automotores;
CONSIDERANDO as exigências do Código de Trânsito Brasileiro – CTB e
Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN;
CONSIDERANDO as mudanças nas resoluções do Conselho Nacional de
Trânsito - CONTRAN e resoluções que regem a matéria do trabalho do psicólogo
responsável pela avaliação psicológica para obtenção da Carteira Nacional de
Habilitação e a necessidade constante de aprimoramento das resoluções do Sistema
Conselhos de Psicologia sobre o tema, bem como das resoluções nº 267/2008 e nº
283/2008 do CONTRAN e resoluções conexas;
CONSIDERANDO a deliberação da Assembléia das Políticas, da Administração
e das Finanças - APAF em reunião realizada no dia 13 de maio de 2009 e;
CONSIDERANDO a decisão deste Plenário em sessão realizada no dia 20 de
junho de 2009,
RESOLVE:
Art. 1º – Ficam aprovadas as normas e procedimentos para avaliação psicológica
de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação e condutores de veículos automotores,
que dispõe sobre os seguintes itens:
I – Conceito de avaliação psicológica
II – Habilidades mínimas do candidato à CNH e dos condutores de veículos
automotores
III – Instrumentos de avaliação psicológica
IV – Condições da aplicação dos testes psicológicos;
V – Mensuração e avaliação
VI - Do resultado da avaliação psicológica
Art. 2º – Os dispositivos deste manual constituem exigências mínimas de
qualidade referentes à área de avaliação psicológica de candidatos à Carteira Nacional
de Habilitação e condutores de veículos automotores.
§ 1º - Os Conselhos Regionais de Psicologia serão responsáveis pela verificação
do cumprimento desta Resolução, do Código de Ética Profissional e demais normas
referentes ao exercício profissional do psicólogo.
§ 2º – A desobediência a presente norma constitui falta ético-disciplinar passível
de capitulação nos dispositivos referentes ao exercício profissional do Código de Ética
Profissional dos Psicólogos, sem prejuízo de outros que possam ser argüidos.
Art. 3º - O Roteiro de apoio para entrevista psicológica e o Texto sobre
referências de percentis são partes integrantes desta Resolução, como Anexo I e Anexo
II, respectivamente.
Art. 4º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário, em especial a Resolução CFP
nº 012/2000.
Brasília - DF, 29 de julho de 2009.
HUMBERTO VERONA
Conselheiro Presidente
NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
DE CANDIDATOS À CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO (CNH) E
CONDUTORES DE VEÍCULOS AUMOTORES.
APRESENTAÇÃO
Este documento surge da necessidade de atualizar e qualificar os procedimentos
de Avaliação Psicológica devido às alterações do Código de Trânsito Brasileiro - CTB e
às respectivas Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN.
Este documento regulamenta a prática da avaliação psicológica junto aos Órgãos
Executivos Estaduais de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal (DETRAN's –
Departamentos de Trânsito).
I - DO CONCEITO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta
de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos
psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizandose,
para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. Os
resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e
sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos
para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes
que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação
psicológica.
A avaliação psicológica é uma função privativa do psicólogo e, como tal, se
encontra definida na Lei N.º 4.119 de 27/08/62 (alínea "a", do parágrafo 1° do artigo
13).
II - DAS HABILIDADES MÍNIMAS DO CANDIDATO À CNH E DO
CONDUTOR DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
Existem basicamente dois tipos de condutores: um que utiliza o veículo
automotor para atividade remunerada e outro para atividades não remuneradas,
conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Há necessidade, portanto, de uma sistematização mais objetiva das habilidades
mínimas desses dois tipos de condutores.
O candidato, independente da atividade, deverá ser capaz de apresentar1:
1. TOMADA DE INFORMAÇÃO
1.1. Atenção em seus diferentes tipos, como: atenção difusa / vigilância / atenção
sustentada; atenção concentrada; atenção distribuída / dividida; atenção alternada,
conforme definidas pela literatura e pelos manuais de instrumentos padronizados.
1.2. Detecção, discriminação e identificação: estes aspectos fazem parte e são
recursos utilizados quando se responde a um instrumento para avaliar a atenção. Porém,
eles também devem ser aferidos por meio da entrevista, criando situações hipotéticas
1 Em anexo, encontram-se: 1) Sugestão de roteiro de apoio para entrevista psicológica em atendimento
aos requisitos dos itens 1.2, 2.3 e 3.0.; e 2) Texto sobre referências de percentis.
vivenciadas no ambiente do trânsito com a finalidade de identificar a capacidade de
perceber e interpretar sinais específicos do ambiente/contexto do trânsito.
2. PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO
2.1. Inteligência: capacidade de resolver problemas novos, relacionar idéias,
induzir conceitos e compreender implicações, assim como a habilidade adquirida de
uma determinada cultura por meio da experiência e aprendizagem.
2.2. Memória: capacidade de registrar, reter e evocar estímulos em um curto
período de tempo (memória em curto prazo) e capacidade de recuperar uma quantidade
de informação armazenada na forma de estruturas permanentes de conhecimento
(memória de longo prazo).
2.3. Orientação espacial, identificação significativa, julgamento ou juízo crítico e
tomada de decisão: estes aspectos devem ser avaliados por meio de entrevista, com o
objetivo de obter informações a respeito da capacidade do indivíduo situar-se no tempo
e espaço; de sua escala de valores para perceber e avaliar a realidade para, dessa forma,
identificar quais os julgamentos que levam a atitudes seguras no trânsito.
3. COMPORTAMENTO
Conjunto de reações de um sistema dinâmico em face das interações propiciadas
pelo meio. No caso do ambiente do trânsito, por meio da entrevista e situações
hipotéticas deverão ser aferidos comportamentos adequados às situações no trânsito,
como tempo de reação, coordenação viso e áudio-motora, assim como a capacidade para
perceber quando as ações no trânsito correspondem ou não a comportamentos
adequados, sejam eles individuais ou coletivos.
4. TRAÇOS DE PERSONALIDADE
Equilíbrio entre os diversos aspectos de personalidade, em especial os
relacionados a controle emocional, ansiedade, impulsividade e agressividade.
Os resultados dos itens supracitados devem ser compatíveis com as exigências
para condutores remunerados e não remunerados.
III - DOS INTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Os instrumentos de avaliação psicológica mais utilizados são os testes
psicológicos e as entrevistas psicológicas. Entretanto, o rol de possibilidades de
instrumentos psicológicos é bastante variado, incluindo também os questionários,
observações situacionais e outras técnicas reconhecidas pela Psicologia.
a) ENTREVISTA PSICOLÓGICA
A entrevista psicológica é uma conversação dirigida a um propósito definido de
avaliação. Sua função básica é prover o avaliador de subsídios técnicos acerca da
conduta, comportamentos, conceitos, valores e opiniões do candidato, completando os
dados obtidos pelos demais instrumentos utilizados.
A entrevista psicológica deve ser utilizada em caráter inicial e faz parte do
processo de avaliação psicológica. É durante esse procedimento que o psicólogo tem
condições de identificar situações que possam interferir negativamente na avaliação
psicológica, podendo o avaliador optar por não proceder a testagem naquele momento,
para não prejudicar o candidato. Nesse caso, o candidato deverá retornar em momento
posterior. O psicólogo deve, portanto, planejar e sistematizar a entrevista a partir de
indicadores objetivos de avaliação correspondentes ao que pretende examinar.
O psicólogo deve, durante a entrevista, verificar as condições físicas e psíquicas
do candidato ou examinando, tais como, se ele tomou alguma medicação que possa
interferir no seu desempenho; se possui problemas visuais; se está bem alimentado e
descansado. Verificar também se o candidato não está passando por algum problema
situacional ou qualquer outro fator existencial que possa alterar o seu comportamento;
como regra padrão, antes de iniciar a testagem, estabelecer o “rapport”, esclarecendo
eventuais dúvidas e informando os objetivos do teste.
A entrevista psicológica realizada com candidatos à CNH e condutores de
veículos é obrigatória e individual e deve considerar os indicadores abaixo, como
informação básica:
1. Identificação pessoal;
2. Motivo da avaliação psicológica;
3. Histórico escolar e profissional;
4. Histórico familiar;
5. Indicadores de saúde/doença;
6. Aspectos da conduta social;
Após a entrevista inicial, o psicólogo apresentará questionário, sem identificação
do candidato, relativo aos seguintes itens:
- Envolvimento em infrações e acidentes de trânsito;
- Opiniões sobre cidadania e trânsito;
- Sugestões para redução de acidentes de trânsito.
Cabe ao psicólogo pedir ao candidato autorização para encaminhar as
informações ao órgão ou entidade executivo de trânsito do estado ou do Distrito
Federal, conforme determina a Resolução CONTRAN nº 267/08.
Fica o psicólogo obrigado a realizar a entrevista devolutiva, apresentando de
forma clara e objetiva, a todos os candidatos, o resultado de sua avaliação psicológica
b) TESTE PSICOLÓGICO
O teste psicológico pode ser conceituado como uma medida objetiva e
padronizada de uma amostra do comportamento do sujeito, tendo a função fundamental
de mensurar diferenças ou mesmo as semelhanças entre indivíduos, ou entre as reações
do mesmo indivíduo em diferentes momentos.
As etapas pertinentes ao trabalho com os testes devem seguir as recomendações
contidas em toda a regulamentação do CFP que trata do assunto, em especial a
Resolução nº 002/2003.
Para ser utilizado adequadamente, o teste precisa ter evidências empíricas de
validade e precisão e também deve ser normatizado. É necessário ainda que traga
instruções para aplicação. Assim, o psicólogo deve seguir todas as recomendações
contidas nos manuais dos testes, bem como atualizações divulgadas, para garantir a
qualidade técnica do trabalho.
Cabe ao psicólogo observar se os testes são originais e se estão em condições de
uso. Caso forem reutilizáveis, verificar se estão sem rasuras, defeitos ou marcas que o
descaracterizem e influenciem nos resultados.
IV - DAS CONDIÇÕES DA APLICAÇÃO DOS TESTES
PSICOLÓGICOS
Uma avaliação psicológica, além de fundamentada em instrumentos aprovados
pelo Conselho Federal de Psicologia, requer profissionais de Psicologia que sejam
competentes para sua aplicação e avaliação. Isto significa que esses profissionais devem
ser qualificados e treinados em teoria e prática para esse objetivo.
A forma de aplicação faz parte da normatização de um teste. Por conseguinte, a
validade do teste passa, necessariamente, por uma adequada aplicação. Reduções de
testes não previstas pelos manuais, utilização de cópias reprográficas ou originais com
baixa qualidade de impressão e instruções diferentes das estabelecidas na normatização
são alguns dos fatores que comprometem a validade dos testes e, por conclusão, os
objetivos por que são utilizados.
Portanto, na aplicação de qualquer instrumento de avaliação psicológica, devem
ser seguidas algumas recomendações básicas e imprescindíveis:
a) Aplicar os testes de forma clara e objetiva, inspirando tranqüilidade e
evitando, com isto, acentuar a ansiedade situacional típica do processo de avaliação
psicológica.
b) Seguir, rigorosamente, as instruções do manual sem, entretanto, assumir uma
postura estereotipada e rígida, razão pela qual é dever do psicólogo apresentar domínio
das normas de aplicação;
c) Pessoas com deficiência não impeditivas para a obtenção da Carteira Nacional
de Habilitação devem ser avaliadas de forma compatível com suas limitações.
Além das recomendações relativas à aplicação do teste é imprescindível
considerar a importância do ambiente quanto à sua adequação. Um ambiente
minimamente adequado deve possuir as seguintes características:
a) O ambiente físico de uma sala de atendimento individual deve ter, no mínimo,
as dimensões de quatro metros quadrados (2,0 m x 2,0 m);
b) A sala de atendimento coletivo deve ter, no mínimo, as dimensões descritas
pela Resolução do CONTRAN.
c) O ambiente deve estar bem iluminado por luz natural ou artificial fria,
evitando-se sombras ou ofuscamento;
d) As condições de ventilação devem ser adequadas à situação de teste,
considerando-se as peculiaridades regionais do país;
e) Deve ser mantida uma adequada higienização do ambiente, tanto na sala de
recepção como nas salas de teste, escritórios, sanitários e anexos;
f) As salas de teste devem ter isolamento acústico, de forma a evitar
interferência ou interrupção na execução das tarefas dos candidatos;
Sendo certo que os instrumentos e o material a ser usado, a apresentação, a
postura e o tom de voz do aplicador e as possíveis interferências externas podem alterar
os resultados do usuário, é importante que se leve em consideração alguns detalhes
importantes:
1. Certificar-se dos objetivos da aplicação, para que possam ser escolhidos os
instrumentos que poderão fornecer os melhores indicadores;
2. Planejar a aplicação dos testes, levando em consideração o tempo necessário e
o horário mais adequado;
3. Estar preparado tecnicamente para a utilização dos instrumentos de avaliação
escolhidos, estando treinado para todas as etapas do processo de testagem, podendo
oferecer respostas precisas às eventuais questões levantadas pelos candidatos,
transmitindo-lhes, assim, segurança;
4. Treinar previamente a leitura das instruções para poder expressar-se de forma
espontânea durante as instruções;
5. Quando utilizar cadernos reutilizáveis de teste, verificar sempre suas
condições, tais como manchas ou rasuras. Nunca usar testes que apresentem quaisquer
alterações que possam interferir no processo de avaliação e em seus resultados;
6. Assegurar-se de que o material de teste (cadernos de teste, folhas de respostas,
lápis, borracha, etc.) está em número suficiente para todos os candidatos. Deixar sempre
o material de reserva, prevenindo eventualidades;
7. Utilizar vestuário adequado à situação de testagem, evitando o uso de
quaisquer estímulos que possam interferir na concentração do candidato;
8. Registrar as necessárias observações do comportamento durante o teste, de
forma a colher material que possa enriquecer a posterior análise dos resultados.
V - DA MENSURAÇÃO E AVALIAÇÃO
1. Ao corrigir e avaliar um teste, o profissional deve seguir rigorosamente as
normas apresentadas no manual. O psicólogo deve também manter-se atualizado com
relação às publicações científicas e novas pesquisas, pois será por meio delas que novos
estudos, atualização das normas, perfis e habilidades mínimas serão discutidas e
legitimadas pela comunidade científica e social.
2. Os instrumentos psicométricos estão, basicamente, fundamentados em valores
estatísticos que indicam sua sensibilidade (ou adaptabilidade do teste ao grupo
examinado), sua precisão (fidedignidade nos valores quanto à confiabilidade e
estabilidade dos resultados) e validade (segurança de que o teste mede o que se deseja
medir).
3. O profissional de psicologia aplicada deve estar também atento para que a
mensuração das respostas de um teste e a sua interpretação (avaliação) estejam
rigorosamente de acordo com as pesquisas que permitiram a construção e normatização
do teste.
4. As formas da mensuração e da avaliação de um instrumento de avaliação
psicológica, quando da sua construção, devem fazer parte do conjunto de exigências
para sua validação e normatização, concedendo ao teste o seu nível de precisão,
fidedignidade e validade.
5. Para proceder à mensuração e avaliação de um teste, o profissional deve
seguir rigorosamente as determinações do manual, os indicadores e escalas apresentadas
nos manuais de cada instrumento. Qualquer variação que ocorra, pode comprometer os
resultados;
6. Verificar, ainda, as normas relativas ao grupo de referência à qual pertencem
os sujeitos avaliados. Qualquer norma é restrita à população da qual foi derivada. Elas
não são absolutas, universais ou permanentes. Elas podem variar de acordo com a
época, os costumes e a evolução da cultura. Daí a necessidade periódica de pesquisas de
atualização. Por outro lado, dependendo da população para a qual as normas foram
estabelecidas, elas podem ser nacionais, regionais, locais ou específicas;
7. Os resultados dos testes psicológicos são interpretados através de normas, ou
seja, pelo conjunto de resultados obtidos a partir de amostras normativas. A amostra
normativa constitui-se um grupo representativo de pessoas nas quais o teste foi
aplicado.
VI - DO RESULTADO E DO LAUDO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O laudo da avaliação psicológica deverá ser registrado pelo psicólogo e
arquivado junto aos protocolos dos testes para, em seguida, ser emitido um resultado
final em documento próprio. O laudo psicológico deve ser conclusivo e restringir-se às
informações estritamente necessárias à solicitação, com o objetivo de preservar a
individualidade do candidato.
A conclusão do laudo é a parte mais importante e, como o nome diz, deve
concluir sobre algo, sem margem de dúvidas, de forma que tenhamos absoluta certeza
do resultado da avaliação realizada. Para tanto, o psicólogo deve observar o que rege o
Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes
de avaliação psicológica.
Atualmente são três tipos de resultados possíveis:
I - apto - quando apresentar desempenho condizente para a condução de veículo
automotor;
II - inapto temporário - quando não apresentar desempenho condizente para a condução
de veículo automotor, porém passível de adequação;
III - inapto - quando não apresentar desempenho condizente para a condução de veículo
automotor.
Cabe observar que o psicólogo avaliador poderá diminuir o prazo de validade da
avaliação psicológica se o candidato apresentar distúrbios ou comprometimentos
psicológicos que estejam temporariamente sob controle.
O psicólogo deverá estar sempre atualizado quanto às pesquisas e publicações
científicas que discorram sobre comportamentos, comprometimentos, utilização de
medicamentos ou distúrbios psicológicos que impeçam a direção automotiva, seja ela
remunerada ou não-remunerada.
Anexo I
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA OBTENÇÃO DE CNH
SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA ENTREVISTA
I. IDENTIFICAÇÃO PESSOAL
Nome: ________________________
Sexo: ________________________
Data de nascimento:___/____/____
Nacionalidade: ________________________
Naturalidade: ________________________
Mão dominante: ________________________
Endereço residencial:
Rua: ________________________ Bairro: ________________________
Cep: ________________________ Telefone(s): ________________________
Estado civil:
( ) Solteiro(a) ( ) Casado(a) ( ) Outro, Qual? ________________________
Escolaridade:
( ) Ensino Fundamental Incompleto
( )Ensino Fundamental Completo
( )Ensino Médio Incompleto
( )Ensino Médio Completo
( )Superior Incompleto: Qual? ________________________
( ) Superior Completo: Qual: ________________________
Outro(s) Qual? ________________________
Profissão
Trabalha? ( ) Não ( ) Sim. Onde? ________________________
Salário: ________________________
Tempo de serviço: ________________________
Porque pretende tirar/renovar CNH?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Relação e informações das pessoas que residem com o candidato:
Parentesco Idade Estado Civil Instrução Ocupação Salário
II. DADOS DA SAÚDE
a) Você tem problemas de saúde?
( ) Sim ( ) Não ( ) Às vezes
b) Você sente fadiga/cansaço?
( ) Sim ( ) Não ( ) Às vezes
c) Trabalha em turno noturno?
( ) Sim ( ) Não ( ) Às vezes
d) Você toma bebida alcoólica?
( ) Sim ( ) Não ( ) Às vezes
e) Você bebeu álcool ontem à noite ou hoje de manhã?
( ) Sim ( ) Não
f) Você toma medicamentos?
( ) Sim ( ) Não ( ) Às vezes
g) Os medicamentos são por ordem médica?
( ) Sim ( ) Não ( ) Às vezes
Desde quando? ________________________ Qual (is)? ________________________
h) Você tomou medicamento ontem à noite ou hoje cedo?
( ) Sim ( ) Não
Qual (is)? ________________________
Possui algum tipo de deficiência? ( ) Sim ( ) Não
( ) Física ( ) Visual ( ) Auditiva ( ) Outras?
Qual(is)? ________________________
Possui algum tipo de doença? (Cardíacas, Câncer, Hipertensão, Diabetes, Epilepsia,
Tontura, Quedas repentinas, Câimbra). Outras? Qual(is)?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Apresenta algum problema psicológico? (irritabilidade excessiva, ansiedade,
agressividade, depressão, insônia, dificuldades de memória, atenção, outros?) Fale a
respeito:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Você já realizou algum tratamento médico e/ou psicológico? ( ) Sim ( ) Não
Fale a respeito:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
III. HISTÓRICO COMO MOTORISTA (QUANDO APLICÁVEL)
Ano da primeira obtenção de CNH para as categorias
( ) A - desde quando: ________________________
( ) B - desde quando: ________________________
( ) C - desde quando: ________________________
( ) D - desde quando: ________________________
( ) E - desde quando: ________________________
Qual o meio de locomoção mais utilizado por você:
( ) Carro ( ) Moto ( ) Ônibus ( ) Táxi ( ) Bicicleta
( ) Outro/ Qual: ________________________
Em geral você dirige: ( ) Sozinho ( ) Acompanhado
De quem? ________________________
Quantos km você dirige diariamente?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Você costuma dirigir em rodovia?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Você costuma dirigir nas vias urbanas?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Como avalia seu estilo de dirigir?
( ) mais dinâmico/esportivo ( ) mais moderado/ cauteloso
Outros: ________________________
Em quais acidentes de trânsito você já se envolveu nos últimos três anos:
( ) Dano ao veículo
( ) Dano a objetos
( ) Dano a pessoas
Quais infrações de trânsito você cometeu nos últimos 3 anos:
Velocidade excessiva ( )
Estacionamento errado ( )
Outras? ________________________ Quantas? ________________________
Fale sobre elas:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Você tem algum antecedente penal?
Sim ( ) Não ( )
Se sim, qual(is)? ________________________________________________________
Que nota você se daria como motorista, de 0 a 10? Por quê?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
IV. SITUAÇÃO FAMILIAR
Houve ou há na família pessoas com dependência de álcool ou outras drogas?
( )Sim ( )Não
Se sim, descreva:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Houve ou há na família pessoas com algum a doença grave?
Se sim, descreva:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Quais são suas atividades de lazer, hobbies?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Como é sua família?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
V. OUTRAS INFORMAÇÕES
Se você tivesse que dar uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), que nota daria para o modo de
dirigir dos motoristas brasileiros:
Ótimo Péssimo
10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0
Opine sobre o assunto:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Se você tivesse que dar uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), que nota daria para o seu modo
de dirigir, comparado com o modo dos motoristas brasileiros:
Não é perigoso Bem mais perigoso
10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0
Comente sobre o assunto:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Se você tivesse que dar uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), que nota daria para o ensino de
trânsito dos Centros de Formação de Condutores?
Ótimo Péssimo
10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0
Por quê?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Se você tivesse que dar uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), que nota daria para os exames
teóricos e práticas para obtenção da CNH dos DETRANs?
Ótimo Péssimo
10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0
Por quê?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
O que você mais gosta no trânsito? Por quê?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
O que você menos gosta no trânsito? Por quê?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
O que significa para você o acidente de trânsito?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
O que significa para você a segurança de trânsito?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Em sua opinião, quais medidas mais acertadas estão sendo ou foram tomadas na sua
cidade e/ou estado e/ou Brasil, nos últimos anos, em prol da segurança de trânsito?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Se você tivesse algum poder (político/autoridade de trânsito), que medidas tomaria para
reduzir os acidentes de trânsito?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Como você pretende utilizar sua Carteira Nacional de Habilitação?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Como motorista, o que você pretende fazer para melhorar as condições de trânsito na
sua cidade/ estado?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Fale sobre um ponto forte e um ponto fraco que você tem como motorista. (quando
aplicável)
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Acrescente outras informações que julgar importantes:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Observação
Constitui crime previsto no Art. 299 do Código Penal Brasileiro prestar declaração falsa
com o fim de criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.
DECLARAÇÃO
Eu Sr./Sra. ............................................................................................, declaro
com minha assinatura de próprio punho ter dado todas as informações conforme a
verdade.
Declaro, também, que aceito a plena responsabilidade por minhas afirmações e
estou bem informado a respeito do alcance das minhas informações para a avaliação
psicológica para obtenção de CNH.
Além disso, também declaro que não me sinto afetado(a) em relação à minha
capacidade de desempenho e à minha saúde. Igualmente declaro que tenho
conhecimento que informações falsas podem tornar inválido meu diagnóstico.
____________________, ___________/__________ /_________
Local dia mês ano
.....................................................................................
Assinatura do candidato sob pena de responsabilidade
Anexo II
Texto sobre referências de percentis
Para considerar um candidato apto deverão ser consultados os manuais dos testes
aplicados. Quando o manual do teste utilizado não apresentar critérios para a variável
idade ou escolaridade, deverá ser considerado o percentil estabelecido para a população
geral. Nestes casos o candidato estará apto se a pontuação alcançada corresponder ao
percentil 50 ou superior.
Quando o manual do teste apresentar tabelas normativas referentes a essas
variáveis (idade e/ou escolaridade), tal informação deverá ser impreterivelmente levada
em consideração para indicar que o candidato está apto. Nestes casos, o candidato estará
apto se a pontuação alcançada por ele corresponder ao percentil 30 ou superior, visto
que será comparada com a amostra normativa da sua mesma faixa etária e/ou
escolaridade.
Esse critério se mostra satisfatório uma vez que visa resguardar a
individualidade dos candidatos, respeitando a sua capacidade em função da sua faixa
etária ou escolaridade .

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